Destaque: Página Inicial | Grupos Mantenedores | AE na Mídia |   Carta de Alagoas    Editorial  

         

Quem Somos | Grupos Permanentes | Grupos do AE | Localize | Prevenção | Produtos | Imprensa | Princípios | Estatuto da FEAE | Voluntariado


::: Carta do Nordestão ::: ::: Carta de Franca ::: ::: Carta de Alagoas ::: Cursos


SIGA-NOS


BUSCA NO PORTAL



Busca avançada

ÚLTIMAS MATÉRIAS

Grupos Permanentes

Grupos de Pais
Para pais que buscam maior Qualidade de Vida

 
Pais em busca de apoio porque já têm problemas com os filhos, eis o grande desafio do Amor-Exigente. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e de pudor… acabaram de ver confirmadas as suspeitas: seu filho está usando drogas! Ou, então, já tentaram tudo, e o Amor-Exigente é o último recurso.

Seus jovens passaram por um lento processo de desajustes: na escola, em casa, na rua, e estão chegando a um ponto insustentável. A família inteira está desestruturando-se, rapidamente. Nossa proposta é analisar profundamente os 12 Princípios básicos do AE e estabelecer, a partir deles, o alicerce do relacionamento dos pais com os filhos. Para isso, realizam-se reuniões semanais com o grupo de apoio, durante as quais os pais são informados, esclarecidos e orientados a não aceitar o comportamento agressivo e violento dos jovens. Essa não-aceitação acaba desencadeando no filho a decisão de mudar de atitude.

Fixar limites ou metas, semanalmente, com a ajuda e criatividade do grupo é o que dá coragem e condições de os pais, passo a passo, eliminarem a inadequação dos filhos.


Grupos ou Subgrupos de Frutos do AE

Para os dependentes químicos em busca de recuperação
 
O Amor-Exigente tem também grupos para jovens:
•  Jovens sozinhos, procurando ajuda e orientação.
•  Jovens trazidos pelos pais.
•  Jovens procurando ajudar outros jovens.
 
Esse trabalho tem uma abordagem diferente, apoiada, porém, nos mesmos valores éticos e espirituais dos grupos de adultos.


Os 12 Princípios do AE, com a partilha e as metas semanais, irão reestruturar a vida do jovem.

Trataremos, noutro momento, desse trabalho e de sua organização. Entretanto, podemos adiantar que ele se destina especialmente a jovens que ainda não chegaram ao “fundo do poço”, ou seja, não atingiram grau insuportável de sofrimento e, portanto, continuam sentindo prazer com o uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Estão nos grupos não porque querem ajuda de fato, mas por outras diferentes razões: mesmo assim, no final, dá certo! Para você, para o casal, ou para o jovem: no final, dá certo!
 

Subgrupos de Cônjuges
Para os parceiros dos dependentes

O olhar de Amor-Exigente é humano e individualizado. Por isso, a necessidade da criação de subgrupos que tratem de questões segmentadas, como as dos Cônjuges de dependentes químicos e / ou de pessoas voltadas para outras compulsões.    

Os companheiros, sejam esposas, namorados, noivos, parceiros vivenciam a relação com o dependente de uma forma diferenciada. A questões que são trabalhadas com os pais, não são as mesmas que afetam os parceiros. Portanto, por meio da mesma metodologia, o AE se propõe,  através dos Subgrupos de Cônjuges, a auxiliar estas pessoas a cuidarem de sua codependência (transtorno que afeta os que convivem com situações caóticas, como a dependência química), encontrando qualidade de vida.

Dentro desta abordagem, o AE também conta com um grupo exclusivamente para mulheres que tiveram ou têm relacionamentos afetivos com dependentes. O objetivo é proporcionar um ambiente propício para que elas busquem voltar o olhar e o cuidado para si mesmas e estarem atentas à criação dos filhos que são frutos destas relações e que, por sua vez, precisam de atenção especial.


Subgrupos de Amor-Exigentinho
Para fazer prevenção com crianças e adolescentes

 
Para trabalhar a prevenção universal, diretamente com as crianças e adolescentes, o AE deu vida ao Amor-Exigentinho. A proposta, voltada para o público infanto-juvenil, utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-los a adotar atitudes responsáveis e saudáveis.
 
A espiritualidade também ganha espaço no trabalho que acontece , de forma itinerante, em escolas, Igrejas, ou em locais em que os pais estejam participando dos Cursos os Grupos de Prevenção com AE.

O Programa traz a música, a dança, o teatro, a literatura para configurar o pano de fundo para ensinamentos que promovem uma nova forma de viver baseada em valores morais, éticos, na qualidade de vida, na alegria e no amor.
 

Subgrupos de Sempre é Tempo
Para Adultos Maiores em busca de qualidade de vida

Motivados a apoiar pessoas mais velhas com a “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam, o AE ativou os subgrupos de “Sempre é Tempo”. Com a mesma programação -  abertura de 40 minutos no Grupo e 80 minutos no Subgrupo, para metas e partilhas, o trabalhado é norteado pelos 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos e a Espiritualidade visando ajudar quem deseja ficar cada dia melhor.

CAPA DO MÊS



ASSINE AQUI!

FÓRUM DOS REGIONAIS


Esqueci minha senha

LINKS ÚTEIS









 


?Copyright  2010 - "Amor Exigente"
?proibido a reprodução desta página
em qualquer meio de comunicação,
 eletrônico ou impresso, sem autorização por escrito do
"Amor Exigente".

Desenvolvimento de portais e sistemas dinâmicos